Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Nokia E5 x Nokia E72: qual é melhor? O corporativo? Ou o social?


Nokia E5 X Nokia E72

Comparação entre o Nokia E5 e E72 (Foto: Divulgação) 
Comparação entre o Nokia E5 e E72

A Nokia anunciou nos últimos dias o seu primeiro lançamento na área de smartphones para o mercado brasileiro. O Nokia E5, um aparelho que foi lançado lá fora no meio do ano, mas que só agora apareceu em nosso mercado. Acontece que muitos usuários acreditam que o E5 nada mais é do que uma versão mais nova do bom Nokia E72.

Vamos tentar descobrir nesse comparativo qual dos dois aparelhos está melhor nas suas características, e qual deles é, teoricamente, o mais completo. Já adiantamos que os dois aparelhos possuem pequenas, mas importantes diferenças, que podem influenciar na hora da compra. Vale a pena a leitura, para determinar claramente as principais diferenças entre os dois.

Tela

Os dois modelos possuem a mesma dimensão de tela, de 2,36 polegadas (na verdade, o E5 tem 2,4 polegadas, mas, na prática, essa diferença é mínima), com a mesma resolução de 320 x 240 pixels. Porém, o E72 possui uma paleta de cores de 16 milhões de tons, enquanto que o E5 fica nas 256 mil cores. Ou seja, as imagens e fotos exibidas no E72 ficam mais claras e definidas. No E5, elas podem ficar mais opacas, com menos detalhes de coloração.

Nokia E72 (Foto: Divulgação)
Nokia E72
A Nokia tem como destaque fazer aparelhos bem resistentes, e sua dedicação com o E5 não foi diferente. Logo, podemos considerar aqui um empate, uma vez que os materiais empregados na construção dos aparelhos são basicamente os mesmos. Talvez pela sua proposta mais econômica, o E5 possa ter um plástico mais simples, mas isso não é um fator determinante para colocá-lo em desvantagem, uma vez que sua estrutura de construção é basicamente a mesma que o E72 possui.

Teclado

Aqui, temos um rigoroso empate. Os smartphones da série E da Nokia possuem alguns dos melhores teclados físicos QWERTY do mercado, e como ambos possuem o mesmo tipo de teclado, não há diferenças na sua qualidade. Talvez alguns usuários possam ficar confusos em relação ao uso do teclado no E5, uma vez que algumas teclas de atalho estão dispostas em posições diferentes do que os outros aparelhos da série E. Mas, com alguns dias de uso constante, o usuário fica adaptado rapidamente ao novo teclado.

Câmeras

Os dois modelos possuem câmera traseira de 5 megapixels, com flash LED e foco automático. Com isso, supõe-se que a qualidade das fotos das duas câmeras seja muito similar. A grande diferença entre os dois aparelhos neste sentido é que o E5 não possui câmera frontal para vídeo chamadas, enquanto que o E72 possui uma pequena câmera VGA para essa finalidade.

Processador, memória e armazenamento


Os dois aparelhos possuem processadores semelhantes, sendo que o processador do Nokia E5 é uma versão um pouco mais nova do que a que encontramos no E72. Logo, o processador do E5 é um pouco mais ajustado para uma melhor performance no uso diário, apesar da diferença entre os dois modelos ser mínima. No quesito memória, o E5 sai em vantagem, por contar com 512 MB de memória interna, contra 250 MB do E72. O E5 também ganha no quesito expansão de memória: o E72 suporta cartões de memória microSD de até 16 GB, enquanto que o E5 pode receber cartões de até 32 GB de memória.

Aplicativos

Como os dois aparelhos utilizam o sistema operacional Symbian S60 3rd Edition, os dois são compatíveis com os mesmos aplicativos disponíveis na Ovi Store. A diferença é que o E5 já possui aplicativos específicos para redes sociais, como widgets para Twitter, Facebook e Orkut, uma vez que o seu objetivo principal é a comunicação online. Como o E72 possui um ar mais "sério, corporativo", ele não traz tais programas pré-instalados. Mas nada impede que o futuro comprador do E72 adquira o Gravity para se comunicar nas redes sociais, ou algum outro programa gratuito para isso, como o Tweets60 e o Nimbuzz.

Nokia E5 (Foto: Divulgação)
Nokia E5
Como informamos antes, os dois aparelhos possuem o sistema operacional Symbian S60 3rd Edition. Essa foi a última versão lançada para esses tipos de aparelhos, o que faz com que os dois aparelhos tenham a mesma interface e funcionalidades.

O Symbian trabalha com competência nos aparelhos da série E, sendo muito ajustado aos recursos que o aparelho oferece para produtividade de textos rápidos, além de uma boa performance para execução de aplicativos de forma simultânea, mesmo não contando com recursos de multitarefa. Aqui, temos um claro empate.

Entretenimento

Aqui, temos larga vantagem para o Nokia E5. Primeiro, no seu aspecto físico: o E5 possui uma bateria de longa duração para execução de músicas e vídeos. Já o E72 possui uma boa autonomia de bateria, mas não se compara ao seu concorrente nesse quesito. Outro ponto a favor do E5 é que, por ser um aparelho voltado para as redes sociais, ele já possui recursos para essa finalidade pré instalados no aparelho, dando a oportunidade do usuário começar a se conectar assim que retirar o telefone da caixa. No caso do E72, como informamos antes, o usuário terá que instalar um aplicativo de terceiros para utilizar este recurso. Além disso, o player de música tem uma aparência mais amigável no E5 do que no E72.

Produtividade

Em teoria, os dois telefones possuem as mesmas características de produtividade, justamente por causa das semelhanças nas características físicas dos dois aparelhos. Mas temos que destacar que, dentro do seu ar mais "sério", o E72 se encaixa melhor nos perfis corporativos, sendo mais objetivo e direto nos itens de produtividade. Mesmo contando com os mesmos recursos, os usuários que buscam ter a sua agenda organizada, ou seus contatos em dia, vão se sentir mais à vontade com o E72, pela aparência sóbria, e pela objetividade de acesso aos recursos. Ponto para o E72.

Funcionalidades e Usabilidade

Os dois aparelhos possuem os mesmos recursos, com objetivos diferentes. Em essência, tudo o que o E72 faz o E5 também faz, mas ambos estão preparados para públicos distintos. O E5 é destacadamente voltado para o usuário que quer se comunicar de forma prática e rápida nas redes sociais mais populares do momento. Já o E72 está voltado para o usuário que quer ter a sua vida organizada pelo smartphone, com listas de contatos e compromissos sendo acessadas de forma simples, sem muitos atalhos pelo caminho. No mais, os dois possuem os mesmos tipos de conectividade (3G, WiFi, GPS), Ovi Mapas grátis e ilimitado, Ovi Store, Ovi Música, etc.

E o vencedor é...

O usuário, que possui duas opções ajustadas para o seu tipo de uso. Nesse comparativo, chegamos a conclusão que não existe "o melhor smartphone" entre os dois, e sim aquele que mais se ajusta às necessidades do usuário. Podemos dizer até que o Nokia E5 é aquela opção para quem pensava em comprar o E72 no lugar do E71 ou E63 justamente por causa de sua câmera, e para aqueles que querem estar em contato com seus amigos pelas redes sociais, de forma simples e descomplicada. O E72 ficou destinado para aqueles que possuem uma vida corporativa, e quer ter a organização de suas atividades no bolso, com a possibilidade de utilizar acessórios que complementam esse uso (como base para carro, por exemplo).
Via Techtudo

Postado pelo Léo Symbian às 23:24h do dia 30/03/2011

0 comentários:

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil