Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vendas smartphones crescem 72% em 2010.



Vendas smartphones crescem 72% em 2010

Segundo Gartner, 1,6 bilhão de unidades foram vendidas para usuários finais em todo o mundo


O Gartner, empresa especializada em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia e supply chain, apontou nesta quarta-feira (16/02) que as vendas de dispositivos móveis para usuários finais totalizaram 1,6 bilhão de unidades em 2010, um aumento de 31,8% em relação ao ano anterior. Já as vendas de smartphones aumentaram 72,1% em comparação ao mesmo período e foram responsáveis por 19% do total das vendas de dispositivos móveis em 2010.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

Segundo a vice-presidente de pesquisas do Gartner, Carolina Milanesi, as vendas de smartphones no quarto semestre impulsionaram “a conquista de posições em nosso ranking pelas fabricantes Apple e Research in Motion (RIM), que passaram para a 5ª e 4ª posições, respectivamente, nos lugares antes ocupados pela Sony Ericsson e Motorola". Ela ainda justifica a queda na participação de mercado da Nokia e da LG pela pressão que as companhias sofrem para melhorar suas estratégias de smartphones.

Na Europa Ocidental e América do Norte as vendas mundiais para usuários finais apresentaram um crescimento de 32,7% no quarto trimestre de 2010, com a comercialização de celulares para usuários finais totalizando 452 milhões de unidades.

Principais fabricantes

A Apple vendeu 46,6 milhões de unidades em 2010, um crescimento de 87,2% em relação a 2009. Este crescimento se deve principalmente à expansão para novos países e ao término das transações exclusivas, que fizeram com que o iPhone ficasse disponível por meio de 185 provedores de serviços de comunicação (CSPs) em todo o mundo. Para este ano, a principal oportunidade de crescimento da Apple virá da inclusão da Verizon Wireless em sua lista de CSPs nos Estados Unidos.

Segundo os analistas do Gartner, a Apple manterá um preço médio de venda estável, o que deve impactar de forma favorável às margens de custo nas oportunidades de conquista de market share. Entretanto, a meta da fabricante não é o mercado de massa, o que representa uma diferença fundamental de abordagem se comparado ao Android.

Já as vendas gerais de celulares da RIM para usuários finais chegaram a um total de 47,5 milhões de unidades em 2010, um aumento de 38,2% em termos anuais. O desempenho durante o último trimestre do ano passado foi forte no Sudeste da Ásia e na Europa. Estas vendas foram resultado de ofertas pré-pagas, com preços agressivos, assim como da absorção do serviço BlackBerry Messenger.

Apesar do volume crescente das vendas, a fabricante não conseguiu acompanhar o crescimento do mercado e viu sua participação diminuir de 19,5% no quarto trimestre de 2009 para 13,7% no mesmo período em 2009. No final do ano passado, a RIM anunciou que iria lançar seu media tablet, o Playbook. A expectativa será observar se este movimento vai ajudar a fortalecer a companhia em seu ecossistema.

Em 2010, as vendas anuais de celulares da Nokia para usuários finais chegaram a 461,3 milhões de unidades, uma queda de 7,5% na participação de mercado em relação a 2009. O declínio em termos anuais não é atribuído somente à constante deficiência da fabricante em dispositivos high-end, mas, em parte, ao resultado do crescimento das vendas legítimas de white-boxes. A parcela da Nokia no mercado de smartphones caiu 6,7% em relação a 2009. 

Por IT Web em 16/02/2011

Postado pelo Léo Symbian às 20:55h do dia 20/02/2011

0 comentários:

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil