Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Nokia quer estimular troca de apps via P2P nos celulares.


P2P nos celulares Nokia


Stephen Elop, CEO da companhia, fez apresentação sobre o compartilhamento de arquivos nesta quarta-feira (29) no Mobile World Congress 2012, em Barcelona (Espanha), onde revelou que os planos de sua marca são simples: tornar o mercado de aplicativos móveis mais justos. Para ele, é preciso dar mais espaço para os desenvolvedores de menor porte, e também pensar em algum tipo de tecnologia que possibilite o compartilhamento destes arquivos.

O ato de compartilhar arquivos é um dos usos mais feitos pelos usuários na Internet. Sejam eles imagens, fotos, vídeos ou softwares, as pessoas estão sempre enviando o que mais gostam para seus amigos por meio da Grande Rede. No entanto, isso ainda não é possível nos celulares. Mas a Nokia já tem planos para trazer este tipo de interação entre os internautas também para a área móvel, e usando o já conhecido sistema p2p (peer to peer).

"Queremos estimular a troca de aplicativos de um usuário para outro, ou de um para muitos", disse o executivo durante a apresentação.

À princípio, o NFC seria o principal modo de se realizar este tipo de operação. Elop não confirmou a informação, mas exibiu nos slides de sua apresentação um telefone encostando em outro. O Bluetooth e o Wi-Fi, é claro, também seriam opções viáveis.

Resta saber, entretanto, como seria o sistema de conexões P2P para garantir a hospedagem e o compartilhamento dos softwares, além de saber se este tipo de troca funcionaria apenas para apps gratuitos ou para os que são pagos também.

Em sua apresentação, Elop falou também sobre a plataforma LBS (Local Based Services), outro investimento forte da Nokie no ramo. Segundo ele, a tecnologia presente em aplicativos como o Nokia Maps, o Nokia Drive, e o recém lançado Nokia Transport, deve ser compartilhada com desenvolvedores em breve.


Via TechTudo

Postado pelo Léo Symbian às 01:39h do dia 01/03/2012

0 comentários:

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil