Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Teste: com bom hardware, software do Nokia E7 deixa a desejar.

Nokia E7

 O sistema operacional Symbian e traz um hardware impecável, com tela grande e teclado confortável
Foto: Henrique Martin/Zumo Notícias

O novo Nokia E7 é uma versão aprimorada para o mundo corporativo do N8, lançado no ano passado. O aparelho, que usa o sistema operacional Symbian, traz um hardware impecável, com tela grande e teclado confortável, mas ainda deixa a desejar no software.

As configurações de hardware do E7 são impressionantes: tela de 4 polegadas com tecnologia "Clear Black", 16 GB de memória interna, saída de vídeo pela porta miniHDMI (permitindo ligar o aparelho a um televisor, por exemplo, com o cabo incluso na caixa), leitura de dispositivos externos via porta USB (como um pen drive, via cabo, também incluso) e uma câmera de 8 megapixels, um pouco inferior à de 12 megapixels do N8.

Entretanto, os principais problemas presentes no N8 continuam a existir no E7. O Symbian usado no aparelho é voltado ao próprio telefone, e não à internet, como seus concorrentes (Android e iOS), que chegaram mais tarde ao mercado e roubaram a fatia da Nokia nos smartphones. Facilidade de desenvolvimento de aplicativos, divisão fácil e garantida de receitas (no caso da Apple) e grande adoção de inúmeros fabricantes (no Android, o que acabou gerando a fragmentação da plataforma) ajudaram a Nokia a perder espaço.

O sistema operacional Symbian evoluiu, e essa nova encarnação (¿3) é um salto enorme em relação ao já apresentado nos aparelhos touchscreen da Nokia (primeiro no 5800 e, principalmente, o N97). Faz muito que os outros (iOS, Android) fazem? Sem dúvida, mas com mais passos e cliques envolvidos no processo.

No E7, é possível fazer quase tudo (baixar apps, email, internet, redes sociais, compartilhar dados, usar o aparelho como modem, vídeos, fotos) que um Android ou iPhone fazem, só que com mais cliques.
A Nokia promete uma atualização em breve do sistema do E7 para a versão do Symbian codinome "Anna", o que deve melhorar a experiência com software do aparelho. O "Anna" traz uma a interface renovada, novo método de entrada de texto, incluindo um teclado virtual QWERTY horizontal e divisão de tela na hora de digitar em um aplicativo, e um navegador renovado, que a Nokia diz ter melhor desempenho e é mais fácil de usar.

Merecem destaque dois itens do E8: o teclado QWERTY, com alfabeto completo e teclas de acentuação grandes e com espaço confortável para digitar, e a tela "Clear Black", que melhora a visibilidade em locais externos - algo ótimo para usar o aplicativo Ovi Mapas, com navegação grátis, por exemplo, dentro do carro. A sensibilidade da tela é similar à do N8, que desliza fácil e rápido.

O E7, em seu lado corporativo, tem integração com e-mails da Microsoft na plataforma Exchange e permite configurar múltiplas caixas de entrada de email. E a saída de vídeo por HDMI permite mostrar conteúdo da tela do celular (como apresentações e vídeos) ligado a um projetor ou TV com porta HDMI - uma boa ideia para não carregar o notebook em uma reunião.

O novo smartphone da Nokia consegue entregar resultados para quem precisa de múltiplas contas de email em um aparelho com tela grande e teclado mais que confortável. Se você não se importa com algumas limitações/múltiplos passos de software para um smartphone, o E7 pode ser uma boa escolha. O aparelho tem preço sugerido de R$ 1.599.

Via Terra

Postado pelo Léo Symbian às 01:34h do dia 09/05/2011

0 comentários:

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil