Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

sábado, 31 de dezembro de 2011

Análise: Dispositivos móveis prometem disputa de gigantes em 2012.


 Briga de gigantes

 
O mercado de tecnologia da informação (TI) encerra o ano de 2011 com crescimento expressivo em meio às incertezas da economia internacional. E a briga tende a ficar um pouco mais quente em 2012, com a esperada entrada da Microsoft no mercado de sistemas operacionais para tablets.

Recentemente, a Microsoft anunciou a oferta do novo sistema operacional Windows Phone nos aparelhos da Nokia, na tentativa de recuperar sua participação nesse mercado, hoje de 5,5%.

Neste mês, a gigante também fez o pré-lançamento de uma nova versão do Windows, específica para tablets, que será lançada em 2012 nos ultrabooks ? notebooks mais leves, mais finos e com melhor desempenho que os equipamentos tradicionais.

A consultoria IDC estima que o setor de TI tenha apresentado uma receita global superior a US$ 1 trilhão neste ano, com incremento de 7,5% em relação a 2010, mais que o dobro do crescimento previsto para a economia mundial.

O principal fator que impulsionou esses resultados foi o avanço da adoção de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por empresas e consumidores. O uso desses equipamentos proporcionou um aumento na demanda por serviços de internet, infra-estrutura de conexão e a contratação mais expressiva de software e serviços acessados de maneira remota na web, na chamada nuvem computacional.

A adesão dos usuários aos dispositivos móveis proporcionou também disputas entre os gigantes responsáveis pela oferta dessa tecnologia. Nos últimos dois anos, a Apple travou disputas na Justiça com HTC Corporation, Samsung Electronics e Motorola Mobility.

Em todos os casos, a Apple acusou os concorrentes de infringir suas patentes e pediu restrições às vendas dos concorrentes. Algumas disputas judiciais tiveram resultado. Em outubro, um tribunal australiano proibiu a venda do Galaxy 10,1, tablet da Samsung, naquele país. Nos Estados Unidos, a Comissão de Comércio Internacional concordou em considerar uma proibição às importações dos dispositivos da HTC.

Em novembro, no entanto, a Apple sofreu um revés. Um tribunal superior da Austrália derrubou a decisão contra a Samsung. Neste mês, um juiz alemão disse que era improvável proibir a importação do Galaxy, que a Samsung modificou em resposta a uma proibição naquele país à venda da versão original do tablet. A Apple ganhou apenas com uma decisão, nos Estados Unidos, confirmando que a HTC violou uma patente da Apple e a concorrente anunciou que não iria recorrer da decisão.

As concorrentes da Apple, HTC, Samsung e Motorola Mobility têm em comum o uso do sistema operacional Android, do Google, que compete diretamente com o sistema operacional iOS da Apple e, recentemente, tornou-se o mais adotado no mercado mundial de telefonia, com uma média de 700 mil ativações por dia e mais de 200 milhões de aparelhos ativados no ano, em um mercado total estimado em 450 milhões de unidades.

Enquanto o sistema operacional do Google alcança 39,5% de participação de mercado, segundo a consultoria IDC, o iOS, da Apple, detém 15,7%. A Research In Motion, dona da marca BlackBerry e que neste ano também entrou no mercado de tablets, tem participação de mercado de 14,9%. No entanto, a companhia tem apresentado problemas para alavancar as vendas do seu smartphone, à medida que as rivais elevam sua participação de mercado.

Via Economia UOL

Postado pelo Léo Symbian às 02:05h do dia 31/12/2011

0 comentários:

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil