Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Apple licenciou patentes do iOS para Nokia e IBM.


Apple


A empresa fundada por Steve Jobs também joga justo no campo das patentes. No ano passado, a Apple licenciou um recurso relacionado ao iOS para a concorrente Nokia e para a IBM, gigante da computação.

Quem acompanha as notícias jurídicas do mundo da tecnologia sabe que a Apple é casca grossa na defesa de sua propriedade intelectual. Em diversos mercados, ela disputa com a Samsung para que os produtos da linha Galaxy sejam retirados do mercado devido à quebra de patentes. Mas não é sempre assim, como podemos ver.

A patente registrada sob o código #7,469,381 nos Estados Unidos versa sobre rolar uma tela no dispositivo móvel e, ao fim da página, o sistema preencher o espaço que seria em branco por uma uma textura fixa. Se você tem um iPhone, iPod Touch ou iPad, pode reparar que é assim mesmo que o iOS se comporta. A Nokia e a IBM também têm autorização para repetir esse comportamento, desde que paguem um determinado valor (não revelado) para a companhia da maçã.

A mesma patente foi oferecida à Samsung em novembro do ano passado, só que a empresa sul-coreana se recusou a pagar por ela. No fim das contas, esse é só mais um dos diversos comportamentos devidamente patenteados pela Apple que a Samsung reproduz em seus produtos (aparentemente sem pagar os direitos de uso necessários). Não por acaso, a Apple tenta de todas as formas bloquear a venda de produtos Samsung mundo afora.

A discussão sobre patentear uma coisa tão banal é muito válida. Ainda assim, com a patente em seu nome, a Apple pode processar quem ela quiser por uso indevido. Essa é a verdade do bagunçado sistema de patentes americano, cada vez mais carente de uma reforma.

Via Invasão Hacking

Postado pelo Léo Symbian às 14:21h do dia 07/12/2011

0 comentários:

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil