Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

domingo, 18 de setembro de 2011

Qt se afasta da Nokia e se torna cada vez mais independente.


Qt independente


O Qt, o framework multi-plataforma para desenvolvimento de interface de usuário para aplicativos, antigamente desenvolvida pela Trolltech até sua aquisição pela Nokia, deu um passo em direção à sua independência, a hospedagem do projeto será transferida para o endereço qt-project.org, um domínio que pertence à uma fundação sem fins lucrativos "cujo único objetivo é hospedar a infraestrutura para o projeto Qt". Lars Knoll, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento na Nokia, anunciou a mudança no blog oficial Qt Labs e afirmou que esse processo está ligado apenas à infraestrutura do projeto e que a nova fundação não deve exercer nenhuma influência sobre seu desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, outro anúncio no blog oficial afirma que o "Qt Project", um modelo de governança aberta, progrediu tanto que "deve ser lançado dentro de cinco semanas." O modelo, que está em desenvolvimento desde julho de 2010, deve ver a luz do dia em 17 de outubro, uma semana antes do Qt Developer Days.

O que resultará disso será um Qt Project que atuará como uma empresa coordenadora, que lidará com a governança e desenvolvimento do código, deixando a infraestrutura para a fundação. A infraestrutura do qt-project.org deve ser colocada no ar em breve, juntamente com um wiki, um servidor de emails, repositórios e uma infraestrutura para combinação e controle de versão baseada no sistema de revisão de código gerrit. O sistema para controle de bugs Jira será transferido para a fundação algum tempo após o lançamento da infraestrutura.

O novo modelo de governança supervisionará a criação de uma comunidade de Contribuidores, Aprovadores (que podem aprovar as mudanças no código) e Mantenedores (que lideram o trabalho nos vários componentes do Qt). Os funcionários da Nokia vão continuar o trabalho com a plataforma Qt como um projeto em "upstream" usando a nova infraestrutura, à princípio muitas das posições serão preenchidas pela atual equipe de desenvolvimento da empresa finlandesa, já que lista de Aprovadores e Mantenedores será baseada na "situação atual dos desenvolvedores", apesar disso, pelo menos 15 por cento dos Mantenedores não pertencerão à Nokia. Knoll espera que o esse modelo garanta uma participação mais ampla da comunidade no desenvolvimento do Qt em longo prazo.

Via Linux Magazine

Postado pelo Léo Symbian às 16:56h do dia 18/09/2011

0 comentários:

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil