Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Monitorando a dor com o celular.


Monitorando a dor com o celular

Ficou meio estranho este título mas não precisam se preocupar, não sou nenhum maníaco. É que gostei muito de uma nova aplicação desenvolvida por um especialista, Arto Holopainen (deve ser finlandês), em cuidados de saúde e força de desenvolvimento de programas móveis. Ele desenvolveu, entre outras coisas, um aplicativo para monitorar as causas de dores musculares.

Um exemplo disso são dores causadas por falta de uma boa ergonomia no trabalho, o que pode levar à uma lombalgia, bem como dores no pescoço e ombro. Um motivo para esta dor pode ser rigidez muscular.

Sistema de monitoramento de dores musculares

O sistema conta com sensores sem fio conectados ao seu celular. Estes sensores verificam se seus músculos estão sobre carga cumulativa e avisam caso comecem a elevar de mais esta carga. Desta forma o seu celular te informará quando fazer alguma pausa para descansar ou relaxar.

Tá, mas deve ser um tremendo incomodo ficar com sensores espalhados pelo corpo né? Pois é, o desenvolvedor deste sistema também pensou nisso e já fala em roupas inteligentes que já teriam estes sensores imbutidos.

Escala de dor padronizada por cores

O sistema, como falei, não mede a dor mas sim as possíveis causas dela. No entanto, ele serve também como ferramenta para a gravação e acompanhamento constante dessas dores. Desta forma pode-se obter uma grande quantidade de informações de como a dor está afetando vida da pessoa e com isso tentar melhorar a sua qualidade de vida. A ferramenta apresenta uma escala de padronizada por cores para registrar a dor. Com este registo é possível obter informações pessoais para cuidar e receitar um tratamento.

Para um diagnóstico eficaz o monitoramento deve ser constante, e como diz o Arto Holopainen, não parece óbvio que esta ferramenta fique em um equipamento que já nos acompanha o tempo todo? Por isso a escolha de implementá-lo em celulares.

Fonte: npossibilidades.wordpress.com

0 comentários:

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil