iOS
Se contabilizar iPhones, iPods e iPads, Apple ainda ganha do sistema operacional móvel do Google nos Estados Unidos
Talvez o iPhone, da Apple, esteja destinado a perder a liderança do mercado para os celulares Android, mas a posição da empresa é mais forte do que aparenta, pelo menos nos Estados Unidos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail
No começo deste mês, o Garnter previu que o Android se tornaria o sistema operacional mais popular mundialmente até o final de 2011 e que o iOS, da Apple, seria relegado à segunda posição até 2014.
Com o Google reportando 350 mil ativações do Android diariamente, esta previsão não é surpreendente.
Mas nos Estados Unidos, a Apple é líder quando todos os dispositivos com iOS – iPhones, iPods e iPad – são considerados. A plataforma ultrapassa o Android em 59%, de acordo com os dados divulgados pela comScore recentemente.
A plataforma da Apple está instalada em cerca de 37,9 milhões de dispositivos nos Estados Unidos, comparado aos 23,8 milhões dos aparelhos Android.
O presidente sênior de dispositivos móveis da comScore, Mark Donovam, acredita que os dados de sua empresa mostram que os donos de iPhone e iPad não são apenas de “fanboys”. O iOS, da Apple, está trazendo novos clientes e ampliando a base da empresa.
“Isso tem uma implicação significativa para a comunidade dos desenvolvedores quando consideram o potencial de mercado em desenvolvimento de aplicativos para diferentes plataformas móveis”, disse Donovan em um comunicado.
Particularmente notável é a extensão em que os proprietários de iPad usam smartphones de outras marcas. Os usuários dos aparelhos da Research In Motion (RIM) formam 28,9% dos usuários dos Estados Unidos em geral, mas representam apenas 17,5% dos proprietários do iPad. Isso sugere que os usuários da RIM talvez estejam esperando pelo PlayBook ou resistentes ao marketing da Apple.
Por outro lado, os usuários de smartphones da Samsung, LG e Nokia estão sobre representados como proprietários do iPad. Eles estão, respectivamente, como 8,6%, 3,6% e 2,3% do mercado de smartphones dos Estados Unidos, mas contam como proprietários de iPad respectivamente nos percentuais de: 14,3%, 12,1% e 3,4%. Esse não é um bom sinal para o Samsung Galaxy Tab, pelo menos nos Estados Unidos.
Embora os números de distribuição do Android possam ser impressionantes, resta saber se a adoção em massa levará a resultados financeiros substanciais para qualquer um que não seja o Google. O Gartner prevê que até 2015, dois terços de todos os dispositivos com sistemas operacionais abertos – tais como o Android – serão vendidos por US$ 300 ou menos. A Apple não se importará em vender menos dispositivos iOS do que os vendidos com Android, se puder sustentar sua confortável margem de lucro, enquanto a briga segue entre os aparelhos com a plataforma do Google.
Postado pelo Léo Symbian às 15:15h do dia 25/04/2011
0 comentários:
Postar um comentário