Pouco lucro
A finlandesa Nokia, a maior fabricante mundial de telefones celulares, obteve em 2011 um lucro líquido de 1.078 bilhões de euros, 52% a menos do que no ano anterior, informou nesta quinta-feira a companhia.
As vendas da empresa diminuíram 8,9% ante 2010 e somaram 38.661 bilhões de euros. O motivo da queda é a forte concorrência de rivais como Apple e Samsung, que conquistaram boa parte do mercado mundial de smartphones.
A Nokia vendeu 417 milhões de telefones celulares durante todo o ano, 8% a menos do que em 2010, e registrou uma forte queda na comercialização de seus smartphones: em 2010, foram vendidos 103 milhões de unidades, e em 2011, 77 milhões.
Os resultados do último trimestre de 2011, no entanto, foram menos negativos do que previam os analistas, e as ações da gigante finlandesa na Bolsa de Helsinque subiram 5%.
Entre outubro e dezembro, a companhia teve um lucro líquido de 226 milhões de euros, 72% a menos do que no mesmo período de 2010, enquanto o faturamento da empresa caiu 21% e somou 10.005 bilhões de euros.
Os principais mercados da Nokia em 2011, levando em conta as vendas líquidas, foram China, Índia, Brasil, Rússia e Alemanha.
As únicas regiões onde a empresa cresceu foram no Oriente Médio, África, e América Latina, onde foram vendidos 46,1 milhões de celulares, 5% a mais do que no ano anterior. Na América do Norte, no entanto, as vendas desabaram 65% e a Nokia comercializou apenas 3,9 milhões de aparelhos.
As vendas da empresa diminuíram 8,9% ante 2010 e somaram 38.661 bilhões de euros. O motivo da queda é a forte concorrência de rivais como Apple e Samsung, que conquistaram boa parte do mercado mundial de smartphones.
A Nokia vendeu 417 milhões de telefones celulares durante todo o ano, 8% a menos do que em 2010, e registrou uma forte queda na comercialização de seus smartphones: em 2010, foram vendidos 103 milhões de unidades, e em 2011, 77 milhões.
Os resultados do último trimestre de 2011, no entanto, foram menos negativos do que previam os analistas, e as ações da gigante finlandesa na Bolsa de Helsinque subiram 5%.
Entre outubro e dezembro, a companhia teve um lucro líquido de 226 milhões de euros, 72% a menos do que no mesmo período de 2010, enquanto o faturamento da empresa caiu 21% e somou 10.005 bilhões de euros.
Os principais mercados da Nokia em 2011, levando em conta as vendas líquidas, foram China, Índia, Brasil, Rússia e Alemanha.
As únicas regiões onde a empresa cresceu foram no Oriente Médio, África, e América Latina, onde foram vendidos 46,1 milhões de celulares, 5% a mais do que no ano anterior. Na América do Norte, no entanto, as vendas desabaram 65% e a Nokia comercializou apenas 3,9 milhões de aparelhos.
Via Economia UOL
Postado pelo Léo Symbian às 01:29h do dia 27/01/2012
0 comentários:
Postar um comentário