Nokia
Nokia, Samsung e LG perderam participação no mercado de celulares no segundo trimestre, enquanto Apple, HTC, ZTE e Huawei ganharam.
A participação da Nokia no mercado despencou, mas a empresa ainda é a maior considerando-se todas as categorias de celulares
São Paulo -- De acordo com levantamento feito pelo Gartner Group, foram vendidos no mundo 428,7 milhões de telefones celulares no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2010. Desse total, 25% eram smartphones, ou seja: 107,4 milhões. O volume de smartphones comercializados cresceu 74%. Um ano atrás esse segmento representava 17% das vendas.
A Nokia mantém a liderança no mercado mundial de celulares, com 22,8% de participação, mas segue em acentuada queda: um ano atrás seu share havia sido de 30,3%. Samsung e LG continuaram, respectivamente, na segunda e na terceira posições, mas também registraram redução. A participação da Samsung caiu de 17,8% para 16,3%, enquanto a da LG baixou de 8% para 5,7%.
A Apple foi a grande vencedora, roubando o quarto lugar da Research in Motion (RIM). Sua participação subiu de 2,4% para 4,6%. A ZTE foi outra beneficiada: subiu de 1,8% para 3% de participação, superando a Motorola, que caiu de 2,5% para 2,4%. HTC e Huawei também melhoraram. A participação da primeira aumentou de 1,6% para 2,6%; e, a da segunda,, de 1,4% para 2,1%. A RIM registrou leve queda, de 3,2% para 3%, e ficou empatada com a ZTE no quinto lugar. A Sony Ericsson, por fim, caiu de 3% para 1,7%.
Plataformas
Na análise por sistema operacional em smartphones, o destaque é o Android. Um ano atrás, o sistema móvel da Google estava em terceiro lugar, respondendo por 17,2% das vendas. Agora, detém a liderança, tendo somado 43,4% dos smartphones comercializados no segundo trimestre. O Symbian, sistema usado pela Nokia, que era o líder um ano atrás, com 40,9%, ficou em segundo lugar, caindo para 22,1%.
O iOS, usado no iPhone, da Apple, por sua vez, tomou a terceira colocação da RIM, subindo de 14,1% para 18,2%, enquanto o sistema operacional do Blackberry baixou de 18,7% para 11,7%. O Bada, sistema criado pela Samsung, aumentou de 0,9% para 1,9%. E os sistemas da Microsoft caíram de 4,9% para 1,6%.
Análise
O que chama a atenção nos números do Gartner é o fato de os três maiores fabricantes de telefones celulares do mundo terem perdido participação: Nokia, Samsung e LG – com a ressalva que a variação negativa da Samsung foi proporcionalmente muito menor que a dos outros dois. Isso demonstra uma transição em curso. Entre smartphones, Apple e HTC seguem em expansão contínua, ambos muito bem focados na faixa alta do mercado e fazendo pequenas e pontuais experiências mais populares, como a redução de preço do iPhone 3GS e a oferta do HTC Smart.
Enquanto isso, entre os celulares simples e feature phones, os chineses (leia-se ZTE e Huawei) ganham mercado, competindo com preço. Curiosamente, Nokia, Samsung e LG, os três líderes que estão perdendo participação, são justamente os que mantêm os maiores portfólios, com aparelhos em todas as faixas de preços.
São Paulo -- De acordo com levantamento feito pelo Gartner Group, foram vendidos no mundo 428,7 milhões de telefones celulares no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2010. Desse total, 25% eram smartphones, ou seja: 107,4 milhões. O volume de smartphones comercializados cresceu 74%. Um ano atrás esse segmento representava 17% das vendas.
A Nokia mantém a liderança no mercado mundial de celulares, com 22,8% de participação, mas segue em acentuada queda: um ano atrás seu share havia sido de 30,3%. Samsung e LG continuaram, respectivamente, na segunda e na terceira posições, mas também registraram redução. A participação da Samsung caiu de 17,8% para 16,3%, enquanto a da LG baixou de 8% para 5,7%.
A Apple foi a grande vencedora, roubando o quarto lugar da Research in Motion (RIM). Sua participação subiu de 2,4% para 4,6%. A ZTE foi outra beneficiada: subiu de 1,8% para 3% de participação, superando a Motorola, que caiu de 2,5% para 2,4%. HTC e Huawei também melhoraram. A participação da primeira aumentou de 1,6% para 2,6%; e, a da segunda,, de 1,4% para 2,1%. A RIM registrou leve queda, de 3,2% para 3%, e ficou empatada com a ZTE no quinto lugar. A Sony Ericsson, por fim, caiu de 3% para 1,7%.
Plataformas
Na análise por sistema operacional em smartphones, o destaque é o Android. Um ano atrás, o sistema móvel da Google estava em terceiro lugar, respondendo por 17,2% das vendas. Agora, detém a liderança, tendo somado 43,4% dos smartphones comercializados no segundo trimestre. O Symbian, sistema usado pela Nokia, que era o líder um ano atrás, com 40,9%, ficou em segundo lugar, caindo para 22,1%.
O iOS, usado no iPhone, da Apple, por sua vez, tomou a terceira colocação da RIM, subindo de 14,1% para 18,2%, enquanto o sistema operacional do Blackberry baixou de 18,7% para 11,7%. O Bada, sistema criado pela Samsung, aumentou de 0,9% para 1,9%. E os sistemas da Microsoft caíram de 4,9% para 1,6%.
Análise
O que chama a atenção nos números do Gartner é o fato de os três maiores fabricantes de telefones celulares do mundo terem perdido participação: Nokia, Samsung e LG – com a ressalva que a variação negativa da Samsung foi proporcionalmente muito menor que a dos outros dois. Isso demonstra uma transição em curso. Entre smartphones, Apple e HTC seguem em expansão contínua, ambos muito bem focados na faixa alta do mercado e fazendo pequenas e pontuais experiências mais populares, como a redução de preço do iPhone 3GS e a oferta do HTC Smart.
Enquanto isso, entre os celulares simples e feature phones, os chineses (leia-se ZTE e Huawei) ganham mercado, competindo com preço. Curiosamente, Nokia, Samsung e LG, os três líderes que estão perdendo participação, são justamente os que mantêm os maiores portfólios, com aparelhos em todas as faixas de preços.
Via Exame.Abril
Postado pelo Léo Symbian às 19:57h do dia 13/08/2011
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