O ciclo do sistema operacional MeeGo nos aparelhos da Nokia chega ao seu fim com o recém apresentado Nokia N9. Quem confirma isso é a própria fabricante finlandesa, através de um comunicado do seu CEO, Stephen Elop. A notícia põe fim aos rumores e especulações que eventualmente a Nokia poderia utilizar o MeeGo em aparelhos intermediários, ou que se posicionariam um degrau abaixo dos smartphones com Windows Phone 7, em uma escala de desenvolvimento.
Nokia N9 (Foto: Divulgação)
Segundo declaração de Elop, "mesmo que as vendas do N9 sejam um sucesso, a Nokia não tem a intensão de voltar a utilizar o sistema operacional Meego em seus smartphones". Essa declaração foi feita para o site finlandês Talouselama, que publicou também uma declaração de Jussi Mäkinen, gerente de produtos da Nokia, que comentou na sua conta do Twitter a declaração de Elop sobre o N9 ser o último telefone da Nokia com MeeGo: "as inovações no design, interface de usuário e experiência de desenvolvimento em Qt podem estar presentes de diversas maneiras em outros produtos da Nokia".
Porém, isso não significa que o N9 vai se tornar apenas o retrato do último suspiro do MeeGo. A ideia é que o aparelho também execute aplicativos Android, através do aplicativo Alien Dalvik, ampliando de forma considerável as possibilidades do aparelho. O aplicativo pode utilizar as características de hardware do N9, realizando a integração dos dois sistemas para rodar os aplicativos Android.
Via TechTudo
Postado pelo Léo Symbian às 00:20h do dia 26/06/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário