A-GPS
Serviços baseados em geo-localização estão ficando cada vez mais populares em nossos telefones. A maioria de nós já está acostumado a usar serviços que nos mostram onde o cinema mais próximo se encontra, possibilitando que aplicativos como o Ovi Mapas use informações de localização de nosso aparelho para nos levar até o filme que queremos assistir. Porém, isso é apenas o começo da história.
Ovi Mapas agora pode dar check-in
Nos próximos anos, provavelmente veremos ainda mais serviços e aplicativos capazes de reconhecer localizações. Uma das áreas onde esse tipo de informação deve ser usada cada vez mais é nas redes sociais. Twitter e Facebook já possibilitam aos seus usuários que adicionem sua localidade em seus tweets e atualizações de status. Além deles, o Foursquare, por exemplo, simplesmente não funcionaria sem isso. O Ovi Mapas agora também tem a função que permite a você compartilhar o local onde se encontra com seus amigos, postando diretamente no seu mural do Facebook fazendo uso da nova funcionalidade de check-in disponível no Ovi Maps 3.06, atualmente no Beta Labs.
Porém, para todos esses serviços funcionarem corretamente, você precisará calcular perfeitamente sua localização, não? Sempre foi possível calcular – de maneira não tão precisa – onde você está, utilizando estações de sinais para telefone. Contudo, essa referência até certo ponto assertiva – estimando sua posição em um raio de 10 a 100 metros -, funciona principalmente nas cidades onde há muitas estações receptadoras de sinal. Ao mover-se para áreas mais remotas, as bases são menos numerosas e a precisão da informação fica estimada em um raio que varia de 1 a 10 milhas, tornando-se pouco útil para algumas finalidades.
GPS
O GPS funciona bem quando você está ao ar livre e ao alcance de três ou mais satélites. Entretanto, se você está dentro de casa ou do escritório, ou mesmo cercado por prédios, receber o sinal do GPS pode ser mais difícil. Em alguns casos, mesmo a oar livre, o sistema pode demorar até 40 segundos para receber a informação do satélite, o que pode não ser muito bom caso você esteja no carro, esperando por instruções enquanto dirige, por exemplo.
A-GPS
O GPS “assistido”, como chamamos, é um sistema criado para proporcionar ao telefone obter sua localização mais rápida e precisamente. Ele combina o tradicional GPS, onde sua posição é calculada pelos sinais de radio de satélites, com informações de localização obtida por meio das estações e sinais das operadoras de telefonia celular.
Diagrama do sistema A-GPS (navigadget.com)
Benefícios do A-GPS
Com a combinação da tecnologia GPS com as informações adquiridas das redes de transmissão das operadoras (que conseguem penetrar em prédios e outros cenários de difícil acesso para satélites) o sistema A-GPS proporciona informação de localização muito mais precisa. Além disso, por estar em contato com as torres locais das operadoras, a informação necessária é recebida muito mais rapidamente.
Com o A-GPS, você consegue adicionar sua localização aos seus tweets enquanto você está em movimento, permite ao Ovi Mapas te dar instruções precisas a cada curva e ainda significa que sob um teto ou ao ar livre, você saberá exatamente onde está em poucos segundos.
Fonte Blog Nokia
Postado pelo Léo Symbian às 09:42h do dia 08/12/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário