Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

sábado, 30 de abril de 2011

Nokia está interessada em produzir tablets, mas não agora.


Tablets

Os tablets são a nova aposta do mercado. A Apple fez o seu, a Samsung criou um para competir, seguido da Motorola e de tantas outras marcas famosas do ramo tecnológico. Sony e HP também planejam lançar os seus em breve, todos utilizando o Android, o sistema operacional criado pela Google. Porém, há uma empresa que ainda não anunciou uma criação de um tablet: a Nokia. Durante um tempo, a empresa ficou alheia aos lançamentos, se mantendo em suas linhas e não seguindo tendências de mercado.
Suposto protótipo do tablet da Nokia. 

 (Foto: Divulgação)Nokia ainda não aderiu às novidades do mercado. (Foto: Divulgação)

Talvez sua maior falha foi não ter visto a disseminação cultural dos aparelhos touchscreen, insistindo na N Series, com aparelhos superpotentes (como o N97), mas que não são sensíveis ao toque. Depois, criou o N8, mas muitos usuários reclamam da usabilidade do produto. O CEO da empresa, Stephen Elop, anunciou que está planejando estudar o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone, para saber como trabalhá-lo em um possível tablet, ou se irá utilizar o próprio Symbian, OS da própria Nokia.

Assim, agora é a hora da Nokia correr atrás do seu prejuízo de não ter acompanhado o mercado e se adequar àquilo que o usuário deseja: aparelhos sensíveis ao toque, no tamanho de tablets e potentes para trabalho e diversão. Agora só nos resta esperar algum anúncio oficial de produto da Nokia, já que se trata de uma das empresas mais conceituadas do ramo da tecnologia móvel.

Via TechTudo

Postado pelo Léo Symbian às 02:04h do dia 30/04/2011

[ OFF ] Boom dos smartphones anima mercado no 1º trimestre.


Animação no mundo dos smartphones neste 1º trimestre

HELSINQUE (Reuters) - A forte demanda por smartphones estimulou ainda mais o volume do mercado geral de celulares no primeiro trimestre, e fez da Apple, fabricante do iPhone, um dos vencedores no mercado, informaram grupos de pesquisa na sexta-feira.


Depois de dez meses do lançamento oficial do iPhone 4, a Apple começa a vender a versão do aparelho na cor branca em 28 países no mundo -- o Brasil ficou fora da lista. Chineses fazem fila pelo smartphone branco da Apple na loja oficial da fabricante em Pequim Mais Qilai Shen/EFE

A IDC estimou em 20 por cento o crescimento do mercado no primeiro trimestre, com a ajuda de fortes ganhos de fabricantes menores mas redução nas participações dos três líderes --Nokia, Samsung Electronics e LG Electronics.

As vendas do iPhone mais que dobraram ante as do período em 2010, com a ajuda das fortes vendas da Verizon Wireless e de novas operadoras em outros mercados. A participação de mercado da empresa subiu a 5 por cento.

"O iPhone uma vez mais vendeu particularmente bem nas regiões economicamente desenvolvidas do planeta, como América do Norte e Europa", afirmou a IDC.

A Apple agora está se aproximando da LG, que detinha 6,6 por cento do mercado no primeiro trimestre. A participação da Nokia caiu a 29 por cento, ante 25 por cento no período em 2010, segundo a IDC.

A Strategy Analytics estimou os embarques de celulares como 17 por cento superiores aos do primeiro trimestre de 2010, devido à demanda por smartphones nas regiões maduras e a modelos cada vez mais populares com múltiplos chips nos mercados emergentes.

"O primeiro trimestre de 2011 foi marcado por perturbações na cadeia de suprimento relacionadas à tragédia do terremoto no Japão e pela falta continuada de alguns componentes, tais como telas de toque, chips de memória e câmeras," disse Neil Mawston, analista da Strategy Analytics.

Mawston disse que a escassez de componentes pode continuar por ao menos os próximos seis a nove meses, restringindo volumes ou elevando os preços dos insumos, mas que os desafios operacionais causados por isso continuariam a ser pouco relevantes para a maioria dos fabricantes.

Por Tarmo Virki (UOL)

Postado pelo Léo Symbian às 02:01h do dia 30/04/2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nokia anuncia 4.000 demissões até o fim de 2012.


4.000 demissões


HELSINQUE, 27 Abr 2011 (AFP) -A gigante finlandesa da telefonia celular Nokia anunciou nesta quarta-feira que vai demitir 4.000 funcionários e terceirizar 3.000 postos de trabalho, por meio do grupo Accenture, até o fim de 2012.

A Nokia pretende terceirizar as atividades relacionadas ao sistema operacional Symbian de seus smartphones. Os 3.000 trabalhadores do setor na Finlândia, China, Índia, Grã-Bretanha e Estados Unidos passarão a ser funcionários do grupo americano Accenture.

Esta parte da reestruturação será executada até o fim de 2011, segundo um comunicado da Nokia.

"Além disso, a Nokia tem a intenção de cortar em 4.000 o número de funcionários até o fim 2012. A maioria dos cortes acontecerá na Dinamarca, Finlândia e Grã-Bretanha", afirma o texto da empresa.

O anúncio já era esperado desde que o diretor geral do grupo, Stephen Elop, anunciou em fevereiro uma aliança com a Microsoft para utilizar o sistema operacional da empresa americana ao invés do Symbian.

Na semana passada, a Nokia anunciou a intenção de reduzir os custos operacionais em um bilhão de euros até 2013 na comparação com 2010 por meio de um plano de reestruturação interna e com demissões.

"É uma realidade dolorosa e trabalhamos junto a nossos funcionários e sócios para determinar programas para recontratar a longo prazo as pessoas talentosas da Nokia", afirma Elop no comunicado.

A decisão da Nokia de abandonar o Symbian foi determinada pela necessidade de recalibrar sua estratégia em relação aos concorrentes: Apple, RiM (BlackBerry) e aos aparelhos que utilizam o sistema Android do Google no lucrativo mercado dos smartphones.

Via UOL

Postado pelo Léo Symbian às 21:19h do dia 27/04/2011

Nokia transfere Symbian para Accenture.


Accenture continuará com Symbian

Serão direcionados três mil funcionários para a parceira

A Nokia e a Accenture anunciaram na terça-feira (26/04) planos para uma colaboração estratégica onde a empresa finlandesa passaria as atividades do Symbian e transferiria três mil funcionários para a Accenture. Ao mesmo tempo, a Accenture disponibilizaria serviços de software móvel para a Nokia utilizá-los em smartphones futuros.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

A colaboração, que é tema de um acordo final, ainda afirma que a Accenture deve disponibilizar desenvolvimento de softwares baseados em Symbian e serviços de suporte. As companhias esperam que o acordo seja finalizado entre julho e setembro deste ano, já as transições dos empregados devem estar completas até o final de 2011.

Os funcionários transferidos serão das fábricas da China, Índia, Finlândia, Reino Unido e Estados Unidos. Inicialmente, eles trabalhariam em atividades relacionadas ao software Symbian para a Nokia, porém, com o tempo, as empresas irão procurar oportunidades para reter e realocar essas pessoas.

Esta colaboração ainda inclui planos para a Accenture em disponibilizar softwares para aparelhos móveis, negócios e serviços operacionais em torno da plataforma Windows Phone e outros ecossistemas da Nokia. Pelo acordo, a Accenture se tornaria o parceiro preferencial da Nokia para desenvolvimento de atividades para smartphones, assim como primeira provedora de serviços.

Via itWeb

Postado pelo Léo Symbian às 21:16h do dia 27/04/2011

Nokia cortará 7 mil postos de trabalho até o fim de 2012.

7 mil postos de trabalhos fechados


O grupo finlandês Nokia, o maior fabricante de telefones celulares do mundo, anunciou nesta quarta-feira que cortará cerca de sete mil postos de trabalho antes do fim de 2012.

A Nokia repassará à empresa de consultoria tecnológica Accenture três mil empregados e o desenvolvimento e gestão de seu sistema operacional Symbian, anunciou a empresa em comunicado. Outros quatro mil postos de trabalho serão eliminados nos próximos 18 meses, principalmente na Finlândia, na Dinamarca e no Reino Unido.

O anúncio acontece seis dias depois de o gigante finlandês ter selado sua aliança com a Microsoft para trabalhar com a empresa americana no sistema operacional Windows Phone, a fim de competir com o iOS da Apple e o Android do Google.

Via Terra

Postado pelo Léo Symbian às 21:10h do dia 27/04/2011

segunda-feira, 25 de abril de 2011

[ OFF ] Análise: iOS está acima do Android com 59%.


iOS


Se contabilizar iPhones, iPods e iPads, Apple ainda ganha do sistema operacional móvel do Google nos Estados Unidos

Talvez o iPhone, da Apple, esteja destinado a perder a liderança do mercado para os celulares Android, mas a posição da empresa é mais forte do que aparenta, pelo menos nos Estados Unidos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

No começo deste mês, o Garnter previu que o Android se tornaria o sistema operacional mais popular mundialmente até o final de 2011 e que o iOS, da Apple, seria relegado à segunda posição até 2014.

Com o Google reportando 350 mil ativações do Android diariamente, esta previsão não é surpreendente.

Mas nos Estados Unidos, a Apple é líder quando todos os dispositivos com iOS – iPhones, iPods e iPad – são considerados. A plataforma ultrapassa o Android em 59%, de acordo com os dados divulgados pela comScore recentemente.

A plataforma da Apple está instalada em cerca de 37,9 milhões de dispositivos nos Estados Unidos, comparado aos 23,8 milhões dos aparelhos Android.

O presidente sênior de dispositivos móveis da comScore, Mark Donovam, acredita que os dados de sua empresa mostram que os donos de iPhone e iPad não são apenas de “fanboys”. O iOS, da Apple, está trazendo novos clientes e ampliando a base da empresa.

“Isso tem uma implicação significativa para a comunidade dos desenvolvedores quando consideram o potencial de mercado em desenvolvimento de aplicativos para diferentes plataformas móveis”, disse Donovan em um comunicado.

Particularmente notável é a extensão em que os proprietários de iPad usam smartphones de outras marcas. Os usuários dos aparelhos da Research In Motion (RIM) formam 28,9% dos usuários dos Estados Unidos em geral, mas representam apenas 17,5% dos proprietários do iPad. Isso sugere que os usuários da RIM talvez estejam esperando pelo PlayBook ou resistentes ao marketing da Apple.

Por outro lado, os usuários de smartphones da Samsung, LG e Nokia estão sobre representados como proprietários do iPad. Eles estão, respectivamente, como 8,6%, 3,6% e 2,3% do mercado de smartphones dos Estados Unidos, mas contam como proprietários de iPad respectivamente nos percentuais de: 14,3%, 12,1% e 3,4%. Esse não é um bom sinal para o Samsung Galaxy Tab, pelo menos nos Estados Unidos.

Embora os números de distribuição do Android possam ser impressionantes, resta saber se a adoção em massa levará a resultados financeiros substanciais para qualquer um que não seja o Google. O Gartner prevê que até 2015, dois terços de todos os dispositivos com sistemas operacionais abertos – tais como o Android – serão vendidos por US$ 300 ou menos. A Apple não se importará em vender menos dispositivos iOS do que os vendidos com Android, se puder sustentar sua confortável margem de lucro, enquanto a briga segue entre os aparelhos com a plataforma do Google. 

Postado pelo Léo Symbian às 15:15h do dia 25/04/2011

Nokia e Microsoft assinam acordo definitivo.

   

Contribuições-chave resultarão em um novo ecossistema global

A Nokia e a Microsoft anunciaram na última semana a assinatura de acordo definitivo que resultará em um novo ecossistema global, utilizando os recursos complementares das duas empresas. Finalizado antes do prazo, o acordo definitivo está alinhado com o anúncio conjunto feito em 11 de fevereiro.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

Em comunicado encaminhado à imprensa, foi informado que, além de acordar os termos da parceria, incluindo as contribuições para o desenvolvimento do novo ecossistema, Nokia e Microsoft também anunciaram progresso no desenvolvimento dos primeiros produtos que incorporam Windows Phone.

O relacionamento é composto por quatro grandes áreas:

   1. Uma combinação de características complementares
   2. A Microsoft irá receber os royalties iniciais pela Nokia para a plataforma do Windows Phone, a ser quando os primeiros produtos da Nokia com WP forem despachados.
   3. A Nokia irá receber pagamentos mensurados em bilhões de dólares.
   4. A Nokia irá receber pagamentos substanciais com o anúncio.

Com o acordo definitivo agora assinado, as companhias começarão o trabalho com operadoras, desenvolvedores e outros parceiros para auxiliar a indústria ao unir-se a esse ecossistema. Ao mesmo tempo, o trabalho de desenvolvimento dos produtos Nokia com Windows Phone continua, com o objetivo de garantir o envio desse volume em 2012.

Postado pelo Léo Symbian às 15:10h do dia 25/04/2011

Navegar é preciso: vem aí o novo browser da Nokia.


Browser nativo Nokia

O lançamento do Symbian Anna trouxe uma série de melhorias em diversos aspectos, principalmente no quesito navegador. O novo browser nativo – versão 7.3 – transforma a cada vez mais presente necessidade da internet móvel numa experiência rápida e fácil. Acabamos de ter acesso a essas novidades e preparamos o post para mostrar o que está vindo por aí.

Não sabemos muitas coisas sobre o Symbian Anna ainda, mas pelo menos no novo navegador vimos uma interface totalmente renovada. Sabe o menu que ocupava quase metade da tela? Então, ele foi substituído por uma singela barra de endereços, o que além de proporcionar mais espaço, é mais últil na hora de digitar a URL e ter controle de onde você esta navegando. Veja aqui uma comparação do navegador antigo (esquerda) e o navegador novo (direita). Como vocês podem ver, há mais espaço para o texto na nova versão, incluindo a barra de endereço:


Agora, deixando a estética de lado, quais vantagens podemos esperar além disso? Uma das super novidades é que a versão 7.3 do navegador foi criada com o suporte do WebKit, uma novidade da plataforma JavaScript que é 30% mais rápida do que a versão anterior. Outra mudança super importante foi a inclusão do sistema de entrada QWERTY no formato vertical, algo que muitos usuários touchscreen da Nokia estavam desejando há algum tempo. Isso faz com que escrever as URL e as palavras chave de busca seja muito mais fácil. Veja como ficou:


O legal é que esse novo navegador, além de mais funcional, está mais rápido e com suporte para novas plataformas na internet. Algumas funções simples, como copiar um link ou URL foram acrescidas para fazer toda a diferença na navegação. As novidades farão do Symbian Anna um queridinho dos próximos modelos que virão com ele. O primeiro a desembarcar por aqui será o Nokia E6, lá para o meio do ano. Mas como já avisamos anteriormente, os felizes proprietários do Nokia N8, Nokia C6-01, Nokia E7 e Nokia C7 também terão direito à atualização, assim que ela for liberada.

Agora é só esperar pelas outras novidades que estão chegando. Estamos ansiosos, e vocês?

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 15:04h do dia 25/04/2011

Tudo o que você queria saber sobre o Nokia E6 (mas não conhecia o gerente de produtos da Nokia pra perguntar).

Nokia E6


Curiosidade é uma coisa que consome, não é mesmo? Mal acabamos de descobrir sobre a vinda dele para o Brasil e já estamos nos coçando para saber qual é a boa do novo Nokia E6. Para trazer tudo em primeiríssima mão, fomos direto à fonte e pegamos informações fresquinhas do Chris Probert, gerente de produtos da Nokia responsável pelo E6. Mate sua curiosidade e fique ansioso junto com a gente!

No mundo dos negócios, o trabalho demanda que se viaje muito, por isso o uso do Mail for Exchange e do Microsoft Office Communicator podem ser grandes aliados. Mas além das funções corporativas, algo que realmente ajuda são as notificações de links RSS que você recebe diretamente na tela do celular, basta configurar os feeds dos seus sites favoritos.

O Nokia E6 está desenhado para pessoas de negócios que querem resolver efetivamente suas coisas, mas também se aplica à vida pessoal.  Você pode configurar até 10 contas de e-mail e usar os aplicativos de acesso ao Facebook e Twitter. Se você gosta de música, vai adorar desfrutar de até 75 horas de reprodução contínua, o que faz ele ser também uma excelente ferramenta para quem gosta de escutar podcasts (já tem até aplicativo na Ovi Loja compatível para isso).

Outra característica tudo de bom é USB On-the-Go. Com essa função, que também existe no Nokia N8 e o Nokia E7, você pode transferir arquivos do pen-drive diretamente para o celular. Além 8GB de memória interna, que pode ser ampliar seu espaço de armazenamento para até 40GB com um cartão de memória MicroSD. Tamanho aqui, literalmente, não é problema.

Oplus fica por conta das teclas touch, diferente dos antecessores Nokia Eseries. A tela nítida de cristal tem 4 vezes mais pixels que o Nokia E72, o que faz do Nokia E6 a tela de LCD mais brilhante que já tivemos em um smartphone da Nokia. Por falar em tela, vocês podem contar com até 5 telas iniciais – duas a mais do que o Nokia N8. Aí é só colocar seus widgets e personalizar o menu como quiser.

Apostamos que você curtiu o Nokia E6 e já está super afim de saber quando exatamente ele chega. 

CALMA, GALERA. A previsão é que até o começo do segundo semestre ele já esteja por aqui. Até lá, fique com a gente do blog acompanhando todas as descobertas que estamos fazendo nos últimos dias…

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 15:02h do dia 25/04/2011

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Saiba mais sobre o Symbian Anna.


Symbian Anna

Com o lançamento do Nokia X7 e Nokia E6, a Nokia lança também a nova versão do Symbianˆ3, chamada de "Symbian Anna", algo como um facelift para o sistema operacional da gigante finlandesa.



O Symbian Anna traz mais de 50 melhorias ao sistema, incluindo um novo navegador mais rápido, melhorias na digitação de texto, novos ícones e uma nova versão do Ovi Maps.

A mudança mais visível fica por conta dos novos ícones.

Symbian Anna

O novo navegador, segundo a Nokia, é ainda mais fácil de usar e mais rápido do que o anterior.

Symbian Anna

A usabilidade da galeria de fotos também foi melhorada.

Symbian Anna

Para quem usa o aparelho para trabalho, a Nokia também incluiu suporte ao Microsoft Communicator Mobile, melhorias no e-mail que incluem convites de reuniões e uma encriptação acelerada por hardware.

Nos próximos meses, além dos recém-anunciados E6 e X7, o Symbian Anna chegará também ao Nokia N8, C7, C6-01 e E7. A nova firmware já está disponível, utilize o seu Nokia Software Update e veja a disponibilidade da atualização.

Via tudocelular.com

Postado pelo Léo Symbian às 10:46h do dia 22/04/2011

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nokia lança em parceria com a Rovio novo Angry Birds Magic com tecnologia NFC.

Parceria com a Rovio

Angry Birds Magic usa tecnologia NFC em aparelhos Nokia C7 / Foto: Reprodução

RIO - O que poderia ser melhor do que jogar Angry Birds no seu smartphone ou tablet? Poder jogar com os seus amigos. Pelo menos é essa a posta da Nokia, que está investindo em uma plataforma NFC (Near Field Communications) para compartilhar fases do game desenvolvido pela Rovio.

A mais recente versão da Rovio, Angry Birds Magic, foi assunto da WIMA 2011, uma conferência global sobre aplicações de NFC, que em português significa comunicação por campo de curta distância, ou seja, um campo de conexão criptografada sem fio entre dois aparelhos.

A tecnologia, que apenas com a proximidade de dois dispositivos eletrônicos realiza a troca de informações de forma segura, é pensada primeiramente para transações financeiras, mas as duas empresas finlandesas têm outra proposta.

Na nova versão do game, que virá pré-instalada no Nokia C7 com Symbian e na atualização para o Symbian Anna, o jogador será encorajado a procurar "estranhos", caso não tenha amigos com o smarpthone da companhia, para desbloquear o acesso à outras fases do jogo.

O processo funciona da seguinte maneira: os primeiros cinco níveis terão acesso livre. Mas para completar os pontos e chegar ao final do jogo, o usuário precisará procurar por um amigo com o smartphone da Nokia dotado de NFC para desbloquear os próximos cinco níveis. Um segundo amigo para liberar os próximos cinco, e um terceiro para as cinco fases finais. No total, 20 níveis estarão disponíveis para proprietários do Nokia C7.

Caso o usuário não conheça ninguém com um aparelho Nokia com NFC ele poderá se deslocar até um ponto de desbloqueio. Entretanto, a fabricante ainda não divulgou detalhes.
“Com o Angry Birds Magic, grupos de amigos poderão juntos combater a ameaça dos porcos em uma nova visão do jogo que conquistou o mundo", disse Mikael Hed, CEO da Rovio em comunicado.

Ainda de acordo com o executivo, essa é uma oferta exclusiva para proprietários do Nokia C7. Enquanto isso, a Rovio estará trabalhando em uma versão completa do Angry Birds Magic que deverá estar disponível em breve na Ovi Store.

"Angry Birds Magic é uma grande demonstração da tecnologia NFC, e estamos contentes de ter essa exclusividade com a Nokia", disse Bryan Biniak, chefe da Ovi Store em post no Blog da Nokia.

Ainda de acordo com ele, o game representa uma grande oportunidade para desenvolvedores criarem novas aplicações com NFC para jogos.

Via Extra

Postado pelo Léo Symbian às 01:44 do dia 20/04/2011

Smartphones Nokia com Windows Phone 7 podem se chamar W7 e W8 e serem lançados ainda este ano.


W7 e W8

Nokia com Windows Phone 7 (Foto: Divulgação) 
Nokia com Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)

Ainda não se sabe muito oficialmente sobre os futuros smartphones da Nokia equipados com Windows Phone 7. Mas o blogueiro russo Eldar Murtazin, suposto “insider” da empresa finlandesa, resolveu contar alguns detalhes do que pode estar por vir. Segundo um post em seu blog nesta quinta-feira (14), a companhia planeja lançar ao menos quatro aparelhos, sendo dois já batizados como W7 e W8.

O primeiro seria uma espécie de adaptação do HTC Mozart, com base no design do X7, recente lançamento da Nokia ainda com o sistema operacional Symbian na versão “Anna”. A diferença, além do Windows Phone 7, seriam melhorias: câmera de 8 megapixels, tela com resolução de 480 x 800 pixels e Snapdragon de 1 GHz da Qualcomm como processador.

Já o W8 seria um modelo mais incrementado, uma adaptação do Nokia N8 com mais poder e design melhorado. O processador seria também um Snapdragon, mas dual-core e acompanhado de um GPU Adreno 320 para vídeo e gráficos. Os outros dois modelos seriam uma adaptação mais modesta do W7 com câmera inferior e molde barateado e um híbrido com tela sensível ao toque e teclado QWERTY.

O W7 seria o primeiro a ser lançado já na primavera (entre setembro e dezembro), antes da meta estabelecida pela própria Nokia de lançar um aparelho com Windows Phone 7 somente no começo de 2012. O W8, por sua vez, chegaria ao mercado somente no final do verão ou começo do outono, mas o tal modelo híbrido já estaria marcado para entre março e abril do próximo ano e custando 350 euros, equivalente a R$ 800.

Enquanto isso, o Symbian deve continuar vivo em modelos mais baratos do que os com WP7, com a versão Anna do sistema e mais uma nova atualização na metade do próximo ano. O proposto pelo blogueiro russo é que a Nokia quer de todo jeito lançar logo um smartphone com o sistema operacional da Microsoft para não permanecer perdendo fatia de um mercado que antes dominava com folga. Faz sentido e, caso seja verdade, torçamos para que, dessa vez, as duas empresas tenham tomado decisões acertadas.

Via: Electronista

Postado pelo Léo Symbian às 01:38h do dia 20/04/2011

Nokia lança serviço de mapas em 3D para celulares e na web.


Mapas 3D


A Nokia anunciou nesta terça-feira o lançamento do serviço Ovi Maps com imagens 3D de vinte áreas metropolitanas em todo o mundo. O recurso, disponível na web - no endereço http://maps.ovi.com/3d/ -, mostra as cidades em três dimensões, como ocorre no Google Earth e Google Maps, este último disponível também para smartphones via Android.

Segundo a Nokia, é possível explorar as 20 cidades por completo, incluindo subúrbios. A lista é formada inicialmente por Barcelona, Boston, Chicago, Londres, Copenhagen, Florença, Helsinki, Las Vegas, Los Angeles, Madrid, Miami, Milão, Nova York, Oslo, Praga, San Francisco, Estocolmo, Toronto, Veneza e Viena.

O ponto de vista inicial é aéreo, chamado de Birds-eye, mas conforme você clica no mapa e se aproxima, as imagens ficam ainda mais realistas. Cinco cidades (Copenhagen, Helsinki, Londres, Oslo e San Francisco) têm ponto de vista do nível da rua também.

A companhia finlandesa informa que o serviço Ovi Maps para celulares cobre 180 países, com recursos de navegação ponto a ponto em 100 deles (incluindo o Brasil) e em 53 idiomas. Na web, o serviço mostra também 180 países, com navegação em apenas 93 deles e 29 idiomas.

Via Arenápolis News

Postado pelo Léo Symbian às 01:34h do dia 20/04/2011

Câmera de 12 megapixels destaca-se no Nokia N8; plataforma fica devendo (via UOL).


Nokia N8


Para usuários fiéis da Nokia, o N8 agrada em cheio. Para qualquer um que já passou os olhos e as mãos em um smartphone com sistemas Android e iOS (da Apple), ele deixa a desejar. Não é intuitivo de usar, são necessários mais de dois cliques para enviar um e-mail e configurar acesso à internet pode levar horas. Sim, você leu ho-ras.

Entretanto, se o Symbian que o equipa não é propriamente agradável de operar, todo o resto sobra no smartphone top da Nokia. A começar pela câmera de 12 megapixels que faz fotos de altíssima resolução e vídeos em 720p a 25 quadros (o que já gerou o menor filme - em escala de tamanho - em stop motion do mundo. A fácil integração com TVs via saída HDMI permite que essas imagens sejam facilmente reproduzidas em monitores.

O modelo é compatível com Wi-Fi e Bluetooth 3.0. E tem itens como GPS, aGPS e vários aplicativos da Nokia para usar em escritório e no dia a dia - embora itens como agenda e e-mails não sejam tão gostosos de operar como ocorre nos concorrentes. Isso justamente pela “burocracia” de botões e comandos para acessá-los. Seu processador é o mais lento entre os telefones avaliados (680 MHz, contra 1 GHz dos concorrentes).

Esforçado, o modelo conta com atalhos diversos - o que minimizam a burocracia “botacional” -, como Youtube, Orkut e OviMapas. O sistema de áudio agrada e o player é esperto. Sua bateria dura muito - em nossos testes, em usos comuns do dia a dia, chegou a quatro dias sem pedir carga. É o mais barato entre os avaliados.

Nokia N8
Preço sugerido: R$ 1.500 desbloqueado
Pontos positivos: Mais barato entre os avaliados; câmera com 12 megapixels
Pontos negativos: Sistema operacional Symbian; difícil de operar quando comparado com os concorrentes

Se quiserem comentar sobre essa crítica "clique aqui" ou pelo meu Twitter.

Por SÉRGIO VINÍCIUS Tecnologia UOL

Postado pelo Léo Symbian às 01:31h do dia 20/04/2011

domingo, 17 de abril de 2011

Ovi Store tem a marca de 5 milhões de downloads.


5 milhões de downloads

 
Além do anúncio de dois novos aparelhos e da atualização do Symbian, carinhosamente apelidado de Anna, outra notícia surpreendeu a todos nós nesta semana: a Ovi Loja alcançou a marca dos 5 milhões de downloads diários. Isso é quase oito vezes mais do que tínhamos registrado em 2010 e nós ainda estamos em abril. Quem arrisca um palpite de onde esse sucesso pode chegar até o final de 2011?

Os números impressionantes não param por aí. No total, são mais de 40 mil aplicativos criados por 158 desenvolvedores de 41 países que atendem à demanda crescente dos mais de 200 milhões de consumidores Symbian. É muito número, não?  Grande parte desse salto é devido aos aparelhos S40 e de alguns premiums, como o Nokia N8.

Fomos atrás da opinião dos nossos amigos catapultadores para saber quais são os planos de um dos nossos aplicativos mais populares, o Angry Birds, e descobrimos que muitas novidades estão vindo por aí. “A Ovi Loja da Nokia tem brindado os nossos ‘Angry Birds’ com a oportunidade de lutar para derrotar os porcos verdes e queremos dividir a alegria da superação dos níveis em todos os rankings do mundo”, disse Mikael Hed, CEO da Rovio. “Esperamos manter o desenvolvimento nos próximos Symbian e seguir trabalhando com a Nokia na plataforma Windows Phone”.

Em um ano, a Ovi Loja passou de aproximadamente 1 milhão para 5 milhões de downloads diários. O número já é bom, mas tendência é melhorar, impulsionada pelo Symbian Anna e a estimativa de 150 milhões de novos aparelhos vendidos até o final do ano. Com a apresentação desses dados, nós da Equipe Nokia queremos saber qual é o seu aplicativo favorito e o porquê.

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 15:28h do dia 17/04/2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tema WMP11 para TTPod 2011 v.4.x S60v5 e S^3.

 
WMP11
 
 
Mais um tema incrível para o seu TTPod 2011.



Postado pelo Léo Symbian às 11:35h do dia 15/03/2011

Ovi Maps v3.07 Beta disponivel para S^3.


Nokia Ovi Maps 



Agora você pode navegar e explorar o mundo ao seu redor ainda mais rápido. Abra o Nokia Maps, dirija, faça o Check in e tenha Guias com um simples toque na tela inicial. Veja onde você está em um mapa, procure locais em todo o mundo e chegue ao local escolhidocom navegação gratuita em mais de 90 países. Conecte-se também com suas redes sociais mais conhecidas como Facebook, Twitter e Foursquare.

O que há de diferente nessa versão comparada com a 3.06?

■ Abra o Nokia Maps, Dirija, faça Check in e encontre Guias com um simples toque na tela inicial.
■ A Pesquisa inclui agora um guia para os favoritos. Busca preditiva também funciona offline.
■ Colocar páginas têm um novo design, incluindo uma galeria de imagens novas, comentários, descrições de empresários, guias de liderança e provedores de conteúdo local, por exemplo, TripAdvisor, HRS, Expedia, adicionalmente a Lonely Planet, guias Michelin, TimeOut, o Qype e WCities.
■ Altere a visualização dos mapas de navegação. Você pode mover o mapa para ver o próximo movimento e explorar o mapa dentro da visão geral da rota.
■ Toque no Guias e veja imediatamente a previsão de tempo para a sua localização ou outra cidade.

Atualizei aqui o meu Ovi Maps aqui e deu tudo certo, além de ser bem rápido, conta com os icones serapados. Eu gostava mais do 3.06 por estar tudo no mesmo aplicativo, mas mesmo assim o Ovi Mapas é um dos mais completos GPS que já vi. Ponto para o Nokia Beta Labs.


Para fazer o download do aplicativo, basta visitar o link: Beta Labs - Ovi Mapas 3.07 Beta, fazer seu login e fazer o download.

Postado pelo Léo Symbian às 23:59h do dia 14/04/2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Rumor diz que Nokia vai adiar lançamento de smartphone com WP7.

 
Adiamento do WP7?
 
 
Mesmo com toda a correria de migração de plataformas, a Nokia havia prometido entregar ao menos um dispositivo com o Windows Phone 7 esse ano. Como a empresa não podia portar o sistema da Microsoft e sair da plataforma Symbian de uma hora pra outra, ficou estabelecido que mesmo que o aparelho fosse lançado, o ano de 2011 seria usado primariamente como um período de transição. Mas de acordo com um diretor de operações da Nokia, o aparelho pode sofrer um atraso e ser lançado apenas no ano que vem.
Nokia e Microsoft (Foto: Reprodução)Nokia e Microsoft (Foto: Reprodução)

Quem disse isso foi D Shivakumar, diretor da Nokia na Índia. Em uma entrevista para um jornal local chamado Daily News Shivakumar afirmou que a Nokia não pretende trabalhar com a versão atual do Windows Phone 7 e que devem esperar uma grande atualização do sistema para começar a desenvolver um smartphone voltado para a plataforma.

De acordo com rumores anteriores, a primeira grande atualização do Windows Phone 7 estava agendada para acontecer em outubro desse ano, o que daria pouco mais de dois meses para a Nokia criar um smartphone com o sistema, algo completamente inviável na visão de analistas da área.

A atualização, no entanto, foi adiada para 2012 segundo as fontes anônimas de dentro da Microsoft, o que impediria a Nokia de lançar um celular com o sistema ainda esse ano.

Via Pocket Lint

Postado pelo Léo Symbian às 23:53h do dia 14/03/2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

Crie seu próprio aplicativo em minutos.


Crie seu próprio aplicativo em minutos



Tudo bem, na Ovi Loja tem milhares de aplicativos bacanas que nem deu tempo ainda de você ver todos que existem, mas você já pensou que poderia criar seu próprio aplicativo? A Nokia não é o gênio da lâmpada, mas lhe concede este desejo. O Ovi App Wizard permite que qualquer pessoa crie um aplicativo em minutos. Você pode incluir RSS, vídeo, texto, áudio e imagens, videos do YouTube, sua conta no Twitter e notícias e formartar como você achar melhor para trazer novos conteúdos no seu Nokia.

Com a ferramenta, não precisa ser expert no assunto para conseguir desenvolver um aplicativo. O Ovi App Wizard tem um assistente que ajuda você a criar e personalizar rapidamente, sem nada de dificuldade. A ferramenta foi feita para os usuários agregarem as suas próprias redes sociais e conteúdos feeds baseados em um único ponto de referência. Pessoas de qualquer profissão, empresas, blogueiros e afins podem usar para compartilhar seu conteúdo com seus amigos, leitores ou clientes.O uso é absolutamente gratuito e não precisa registrar conta.

Se empolgou? Então libere o desenvolvedor que existe dentro de você acessando a página do Ovi App Wizard.

Postado pelo Léo Symbian às 20:18h do dia 12/04/2011

Nokia revela dois novos modelos na batalha dos smartphones.


Mais dois Symbians vêm por ae!


HELSINQUE (Reuters) - A Nokia revelou na terça-feira dois novos modelos de smartphones que operam com uma versão melhorada do software Symbian, uma solução provisória que tem por objetivo impedir que seus compradores troquem os aparelhos da empresa pelos de rivais como a Apple.

A Nokia perdeu a liderança do segmento de mais alto preço no mercado de celulares depois que a Apple lançou o iPhone, em 2007.

Em fevereiro, o novo presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, decidiu abandonar o software Symbian, e anunciou que a empresa passaria a empregar o software da Microsoft, ainda não testado para celulares.

Elop comparou o Symbian a uma plataforma em chamas, em um memorando interno que circulou amplamente também fora da empresa, e disse que o software não era bom o bastante para o futuro da maior fabricante mundial de celulares pelo critério de volume.

Na terça-feira, a Nokia revelou uma nova versão do Symbian, com novos ícones, um sistema mais inteligente de inserção de texto, navegação mais rápida na internet e um aplicativo Ovi Maps atualizado.

"Não dá mais para montar o Humpty Dumpty. Multidões de criadores de aplicativos estão abandonando o sistema," disse Tero Kuittinen, analista da MKM Partners.

A Nokia se esforçou em vão durante muitos anos para atrair a atenção dos criadores de software, devido em parte às ferramentas complicadas do Symbian, quando comparadas às do iPhone ou do Google Android. A empresa tinha a esperança de que a escala maior de suas operações compensaria os investimentos adicionais exigidos dos criadores de aplicativos.

Tero Ojanpera, vice-presidente de serviços da Nokia, manteve a meta de vender cerca de 150 milhões de celulares equipados com o Symbian nos próximos anos, e afirmou que o volume diário de downloads na Ovi Store, da Nokia, havia subido a cinco milhões.

Em comparação, a Apple deve vender um total de 150 milhões de iPhones entre 2011 e 2012.

Os novos modelos da Nokia, o E6 e o X7, estarão à venda por respectivamente 340 e 380 euros (549,10 dólares), excluídos subsídios e impostos, antes do final do trimestre.

Veja o vídeo


Fonte UOL

Postado pelo Léo Symbian às 20:07h do dia 12/04/2011

HTC ofusca lançamentos dos smartphones da Nokia.


HTC ofusca lançamentos dos smartphones da Nokia


HELSINQUE/LONDRES (Reuters) - A escala das mudanças que enfrentam a Nokia no importante mercado de smartphones ficou clara na terça-feira, quando um novo aparelho da taiuanesa HTC ofuscou o lançamento de dois novos modelos da gigante finlandesa.

A HTC, quinta maior fabricante mundial de smartphones, lançou o HTC Sensation, oferecendo uma biblioteca de filmes e programas de TV por uma tela ampla e equipado com um rápido processador de 1,2GHz.

A Nokia, que desistiu da plataforma Symbian este ano depois de ficar atrás da Apple no segmento de celulares mais sofisticados, lançou dois modelos na tentativa de conter perda de usuários enquanto trabalha em novos aparelhos equipados com software da Microsoft.

Os aparelhos da Nokia lançados nesta terça-feira executam uma versão aprimorada do Symbian, com novos ícones, melhor sistema de entrada de texto e uma aplicação renovada do serviço Ovi Maps.

"O novo HTC Sensation reflete a montanha que a Nokia precisa escalar para reduzir a distância de hardware e software que a separa dos rivais", disse Ben Wood, diretor de pesquisa da empresa CCS Insight.

"No dia em que a Nokia revela o X7 'entertainment phone' com chip de 600Mhz ela é superada pelo Sensation da HTC que tem um processador dual-core de 1,2 Ghz processor."

O iPhone da Apple usava processadores de 600 MHz dois anos atrás.

O novo presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, anunciou a desistência da Nokia em relação ao Symbian em fevereiro, afirmando que a companhia passaria a usar a tecnologia ainda não provada da Microsoft. Elop disse que a tecnologia Symbian não era mais boa o bastante para o futuro da maior fabricante de celulares do mundo em volume.

DESAFIO ASIÁTICO

A HTC revelou seu novo celular em Londres, ressaltando acesso fácil a conteúdo como filmes, fotos, integração com redes sociais e cotações de ações.

O aparelho, que é voltado para o segmento premium do mercado e vai competir com o iPhone, usa sistema operacional Android, do Google, que encerrou reinado de 10 anos de liderança do Symbian.

O celular também terá o recurso HTC Watch, um serviço que permite aos usuários assistir a vídeos de uma biblioteca com os mais recentes filmes e programas de televisão sem ter de esperar que o conteúdo termine de ser baixado para o aparelho.

Os novos modelos da Nokia, o E6 e o X7, serão vendidos por 340 euros (491,6 dólares) e 380 euros, respectivamente, excluindo subsídios, no final deste trimestre.

O enfraquecimento da posição da Nokia no mercado de aparelhos mais sofisticados deve afetar seu resultado de primeiro trimestre, que deve recuar 29 por cento sobre o obtido um ano antes, segundo pesquisa da Reuters com 31 analistas.

Fonte UOL

Postado pelo Léo Symbian às 19:57h do dia 12/04/2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nokia pagará US$ 6 milhões a presidente da empresa.

US$ 6 milhões para Elop

Pagamento é compensação por Stephen Elop ter deixado Microsoft.
Empresa é a maior fabricante de celulares do mundo.

A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, vai pagar a seu novo presidente-executivo, Stephen Elop, mais de US$ 6 milhões por ele ter deixado a Microsoft em setembro passado para ingressar na empresa finlandesa, segundo documento divulgado pela companhia nesta sexta-feira (11).

Como compensação pela mudança, a Nokia pagou a Elop em outubro 2,3 milhões de euros (US$ 3,18 milhões) e vai pagar mais US$ 3 milhões em outubro deste ano, segundo documento encaminhado ao órgão regulador dos mercados norte-americanos Scurities and Exchange Commission (SEC).

O salário bruto total de Elop é de 1,05 milhão de euros, pouco abaixo de seu predecessor Olli-Pekka Kallasvuo, cujo salário era de cerca de 1,18 milhão de euros em 2009.

Fonte G1

Postado pelo Léo Symbian às 18:29h do dia 11/03/2011

domingo, 10 de abril de 2011

O Blog Symbian Brazil hoje chegou a marca dos 4.000 posts (10/04/2011).

4.000 posts do SymbianBrazil


Muita gente na vida enxerga o número 3.000 com uma meta especial. 3.000 membros, 3.000 visitas e muito mais...

Depois dos 3.000 posts que foram atingidos no mês de Fevereiro, hoje através de muito trabalho o Blog atingiu a marca dos 4.000 posts (10/04/2011 às 15:59h).


1.000 posts em quase 3 meses!


O Blog SymbianBrazil chega aos 4.000 posts com muita informação, downloads de games, aplicativos, temas, dicas e etc, com um pique em que eu mesmo fico surpreso a cada dia, as visitas no Brasil passam das 450 mil.

O Blog SymbianBrazil foi criado humildemente no dia 18/01/2009. O primeiro post foi um game, após, foram postados no dia 19/01/2009 aplicativos, informações no mundo Symbians e temas.

Eu não ganho a minha vida com o Blog e nunca pedi nada de contribuição, o link de doação ainda nem saiu do papel. Faço isso pelo prazer de ver as pessoas (usuários) visitando sempre e usufruindo do serviço prestado.

Acredito que daqui para frente a minha meta será 5.000 posts em menos de 1 ano ou meses com muita vontade e com a ajuda de todos vocês que visitam o Blog, ele vai crescer e muito. O Blog foi crescendo naturalmente e hoje quando se busca algo no Google, o Blog está lá, mesmo que não seja na primeira página, mas está lá.

Muito obrigado pelas visitas, sendo assíduas ou não.

Para quem é seguidor do Blog, seja um membro, ficarei muito contente e grato pelo reconhecimento do trabalho

O Blog SymbianBrazil possui links para DOWNLOADS onde você encontra aplicativos, games e temas. No Blog principal temos informações, dicas, MODOS, tutoriais, downloads e etc.



Para quem quiser elogiar, criticar, pedir ajuda utilize as ferramentas de e-mail e até do twitter!

Mais uma vez agradeço de coração!

Abraços do Léo Symbian.

A força de todos vocês é a minha força para se dedicar no Blog!

Postado pelo Léo Symbian às 15:59h do dia 10/04/2011

Nokia Qt SDK 1.1 RC (Nokia Qt 4.7.3) - Data de lançamento: 06/04/2011.



Nokia Qt Update


Como algumas aplicações já estão sendo desenvolvidas para Qt v.4.7.3, estou liberando para download essa versão atualizada.

Nokia Qt é uma multi-plataforma de aplicativos e estrutura da interface que permite aos desenvolvedores
escrever aplicativos uma vez e implantá-los em toda a área de trabalho e muitos sistemas operacionais
incorporados sem reescrever o código fonte. Nova versão do Qt características QML, uma nova linguagem
de programação avançada declarativa com melhorias significativas de desempenho.

Hoje nós anunciamos o lançamento do SDK do Qt 1,1 Release Candidate (06/04/2011). Este é um passo importante rumo à versão final Qt SDK 1.1. Com base no beta, a versão final do Qt SDK permitirá que você envie suas aplicações Qt 4,7 baseadas para o Ovi Store.
Resumindo as atualizações mais importantes em relação ao beta:

     * Qt 4.7.3 está incluído para desktop e Symbian.
     * Atualização para o Mobility Qt 1.1.2.
     * O assistente Qt adicionou como pacotes separados (devido a uma solicitação do desenvolvedor).
     * Instalador pode usar o proxy do sistema em Linux.
     * Notificação API que mudou de experimental para "APIs adicionais".
     * Várias correções para o Simulador Qt.
     * Várias correções de fluxo de trabalho para a instalação e atualização.
* Versão somente para S60v5 e S^3.

Nokia Qt não tem suporte para Symbian S60v3.



Se você sente a necessidade dessa versão atualizada do Nokia Qt, faça sem problemas, fique cinete que poderá ocorrer erros nas aplicções Qt feitas para versões anteriores.


Postado pelo Léo Symbian às 15:27h do dia 10/04/2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mercado smartphones estão em alta; Nokia está em baixa.


O mercado dos smartphones



HELSINQUE - A crescente demanda por celulares com Android ajudará o mercado de smartphones a crescer em 2011, estimulando empresas como HTC e Samsung Electronics, que estão apostando na plataforma.

A popularidade do Android ajudou os fabricantes asiáticos a subir rapidamente nos rankings dos celulares, e a HTC ultrapassou a Nokia em capitalização de mercado pela primeira vez, na quinta-feira
As ações da HTC valiam 33,4 bilhões de dólares no fechamento da quinta-feira, ante 33 bilhões de dólares para as ações da Nokia.

A Nokia continua a liderar em termos de volume, e vendeu 19 aparelhos para cada celular que a HTC vendeu no ano passado. Mas seu preço médio de venda foi de apenas 85 dólares, ante os 360 dólares da HTC, de acordo com a Strategy Analytics.

O crescimento acelerado no extremo mais elevado do mercado, ajudado em parte pelos novos modelos da HTC, elevará as vendas mundiais de celulares dotados de câmeras em 21 por cento em 2011, para 1,1 bilhão de aparelhos, o que os levará a superar a marca do bilhão pela primeira vez, anunciou a Strategy Analytics.

O mercado de smartphones vai crescer em 58 por cento este ano e em 35 por cento no seguinte, informou o grupo de pesquisa Gartner na quinta-feira.

O Android, que ocupava distante segundo posto ante o sistema operacional Symbian, da Nokia, no ano passado, elevará sua fatia de mercado a 39 por cento em 2011, enquanto a do Symbian cairá à metade, ou 19 por cento, depois da decisão da Nokia de abandonar a plataforma.

A plataforma iPhone, da Apple terá ligeiramente mais mercado que a Symbian este ano, enquanto a Research In Motion, fabricante do BlackBerry, ficará com 13 por cento do mercado; a Microsoft terá seis por cento, com o Windows Phone.

"Isso não significa dar crédito demasiado à Nokia, e sim afirmar que a Nokia fará tudo que puder para se manter no negócio. Qualquer coisa menos que isso poderia significar o fim da Nokia," afirmou a analista Carolina Milanesi.

Via Info Abril

Postado pelo Léo Symbian às 19:15h do dia 08/04/2001

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nokia promove treinamento de desenvolvedores – O que vem pela frente?.


Nokia Qt

No mês passado, a Nokia promoveu um treinamento Qt para os principais desenvolvedores de empresas, fóruns e universidades de São Paulo.

MAS O QUE É QT?
POR QUE ISSO É IMPORTANTE?

Calma, nem a gente, que já conhece um pouco melhor a Nokia, sabe direito o que é Qt. Então, vamos explicar porque estamos falando dele no blog. O Qt é uma framework de desenvolvimento, uma espécie de ferramenta utilizada para desenvolver plataformas em desktops, celulares e sistemas embarcados. Ela foi criada justamente para auxiliar os desenvolvedores por aí a criar novas soluções para produtos Nokia de uma maneira mais unificada.

Recebendo essas informações, os desenvolvedores ganham tempo para trabalhar em seus projetos e diminuem a espera por novos recursos nos celulares. A empresa IES2, por exemplo, participou do treinamento em outubro de 2010 e já desenvolveu cinco jogos educativos exclusivos para a Nokia. Três deles, inclusive, já estão disponíveis na Ovi Loja:


Aí você pode pensar “mas pra que fazer tanto barulho por causa de uns aplicativos?” Bem, só pra você ter uma idéia do resultado desse treinamento, o “Crazy Stories”, jogo onde você cria histórias a partir de palavras do aplicativo, foi publicado no final de fevereiro e já teve 20 mil downloads em 20 dias. Viu? Com o treinamento Qt, todo mundo sai ganhando.

Da parte dos desenvolvedores que participaram, o feedback também foi super positivo. 100% deles recomendam o evento para outros desenvolvedores e 100% dizem que a sua percepção sobre a Nokia e suas ofertas para novos desenvolvimentos melhoraram.

Isso deixa bem claro que a Nokia está investindo na melhoria de suas plataformas e que podemos esperar grandes novidades em um futuro não muito distante.


Via Blog Nokia 

Postado pelo Léo Symbian às 15:05h do dia 06/04/2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

[ TUTORIAL ] Como mudar a fonte do seu Symbian^3 e S60v5 para que o TTPod v.4.x fique todo traduzido (visualização).


TTPod v4.x 100% traduzido

Muita gente se esbarra nos quadrados nos menus do player TTPod v.4.x, isso ocorre em todos os Symbians^3 e alguns modelos S60v5. No meu Nokia 5230 roda perfeitamente. Esse erro ocorre pois a fonte do TPod (software) é incompatível com a do Symbian (sistema), essa incompatibilidade é ocorrente do player ser designado para o público chinês.

Abaixo segue a orientação e as fontes para o seu Symbian rodar sem gerar erros no sistema.

1. Primeiro instale o Nokia Qt 4.7.2 para garantir que a Ovi Store e outras aplicações irão funcionar bem depois de mudar as fontes. Siga esta lista de discussão para obtê-lo.
2. Olhe o vídeo abaixo para obter instruções sobre como alterar a fonte, neste caso, a fonte "Nokia Pure" (a melhor fonte).



3. Parabéns, agora quando você iniciar o TTPod, verá que estará totalmente traduzido!



Postado pelo Léo Symbian às 14:20h do dia 05/04/2011

[ MODIFICAÇÃO ] TTPod 2011 v.4.0 Final (editando um texto errado).


 TTPod

Galerinha que acompanha o Blog, fiz mais uma nova edição nos textos do TTPod, o texto anterior não tinha nada a ver com a função (essa modificação é para a versão nova).

Segue o mini tutorial para deixar ele com as funções corretas (texto fixado).

O texto que vai ser mudado é "Permitir rejeição", ele será mudado para "Ativar Shake Music". Essa opção ativada faz com que o TTPod mude para próxima música agitando o seu Symbian. Não vou fazer uma nova versão (*sis) pois é inviável ficar fazendo toda vez uma nova versão e começar do zero.

Baixe o arquivo abaixo, extraia ele e jogue o arquivo "TTPodSigned.r31" no diretório onde instalou o seu TTPod, no meu caso foi no cartão de memória, utilize um gerenciador de arquivos (X-Plore ou Y-Browser) para jogar o arquivo na pasta "E:\Resource\Apps", substitua o arquivo antigo por esse novo e feche o gerenciador de arquivos. Não precisa reiniciar o seu telefone.

Abaixo segue o novo texto fixado.




Postado pelo Léo Symbian às 11:11h do dia 05/04/2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nokia diz que negociação com Microsoft progride e deve render celulares com Windows em 2012.


Windows Phone em 2012


Reuters

HELSINQUE, Finlândia — As conversas entre a Nokia, maior fabricante mundial de celulares, e a Microsoft em um negócio de softwares estão dentro do cronograma e um grande número de aparelhos com Nokia Windows pode ser vendido em 2012.

— As negociações estão progredindo muito bem. Elas serão concluídas dentro do previsto — disse nesta segunda-feira Kai Oistamo, chefe de desenvolvimento corporativo da Nokia.

As duas empresas assinaram um acordo há cerca de dois meses para que a fabricante finlandesa começasse a utilizar em seus smartphones softwares da Microsoft.

O longo processo de negociação levou analistas a questionarem se a parceria produziria resultados rápidos. Alguns analistas disseram que as conversas poderiam ser concluídas até o final de abril, quando a Nokia planeja iniciar as discussões sobre o corte de empregos previsto no acordo.

Fonte Extra/Globo

Postado pelo Léo Symbian às 15:23h do dia 04/04/2011

O melhor de dois mundos: Nokia X3 Touch and Type.

Nokia X3


Você tem um celular touch, mas na hora de digitar uma mensagem, é aquela dificuldade? Já você, que escolheu um celular com T9, acha que o touch ia agilizar o uso? Então dêem as mãos: o Nokia X3 Touch and Type é o primeiro aparelho em formato barra que traz a praticidade do teclado T9 com a modernidade touch, unificando duas plataformas de celular em uma só. É uma ideia tão, mas tão simples que é difícil acreditar que ela não existia. Nós, aqui da redação do blog, testamos e adoramos o design fininho e a agilidade do aparelho, que impressiona, apesar do tamanho.

Além da interface inovadora, o Nokia X3 Touch and Type possui conexão internet rápida 3G, HSPA, Wi-fi/WLAN e permite a configuração de até 10 contas de e-mail, como Hotmail, Gmail e de provedores locais, para atualização instantânea e visualização a qualquer hora e lugar. Para se manter ainda mais próximo dos amigos, é possível também bater papo usando Windows Messenger, Google Talk e Ovi Chat e por meio das redes sociais como Facebook e Twitter.

Os teclados físicos incluem, além dos números, duas teclas dedicadas: para música e mensagens. Demais, né?
Se você gostou, já pode se animar. O Nokia X3 Touch and Type também manda bem no preço. Está disponível por R$ 499,00 nas cores rosa, cinza, azul e branco nas lojas e quiosques Nokia no Shopping Eldorado (São Paulo), Shopping Recife, Barra Shopping (Rio de Janeiro) e Shopping Villa-Lobos (São Paulo), além da nokia.com.br/loja e principais varejos no Brasil inteiro.

Via Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 15:29h do dia 04/04/2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Skins para TTPod 2011 v.4.0 (4 skins para o seu TTPod).


TTPod Skins


4 temas para o seu TTPod 2011 v.4.0.

Instalação:

1 - Baixe o arquivo
2 - Extraia o conteúdo, copie e cole na pasta chamada "TTPod > Skins".



Postado pelo Léo Symbian às 12:13h do dia 01/04/2011

Empresa NetQin Mobile acusada de Ruse, o malware móvel.


NetQin Mobile enviando malwares para celulares Symbian


Empresa NetQin chinesa de segurança é acusada de plantio de malware em novos dispositivos Symbian.

Mobile VirologyNetQin Mobile Inc., alega ser um fornecedor global líder de serviços móveis de segurança, viu-se negando que tenha conspirado para implantar softwares maliciosos em dispositivos Symbian, a fim de enganjar negócios para seu software de segurança móvel que é capaz de remover ele.

A China Central Television (CCTV) informou na semana passada que NetQin secretamente instala um aplicativo malicioso ao lado de seu programa antivírus e, em seguida, pede RMB2 (EUA 0,30 dólares) a fim de limpá-lo.

O aplicativo em questão vem de uma empresa chamada Feiliu e pretende ser uma ferramenta de download, no entanto, provoca uma série de problemas de desempenho em telefones baseados em Symbian.
 
Em um post no blog de CNET da Ásia, terça-feira disse que uma vez que o aplicativo antivírus NetQin foi instalado, ele vai "instalar secretamente" o Feiliu, que é uma ferramenta de download para o telefone. Este, por sua vez, o relatório de um vírus para o usuário antes de solicitar uma RMB2 (EUA $ 0,30), para atualizar o aplicativo antivírus e este para limpar o telefone.

O artigo ZDNet revelou a pré-instalação do Feiliu móvel, quando ativado, baixa quatro arquivos automaticamente e executa-os simultaneamente. Isso faz com que o desempenho do aparelho fique lento. Ao mesmo tempo, previamente instalado os aplicativos de software antivírus ou seria "desativado" ou "excluído", exceto para NetQin, ele observou.

NetQin, líder no mercado de segurança móvel chinês, é o segundo maior investidor na empresa que desenvolveu Feiliu, um fator que aumentou a suspeita sobre o negócio inteiro. Além disso, os co-fundadores da NetQin Feiliu, trabalharam em seu doutorado juntas.
 
Empresas de segurança ocidentais foram rápidas em condenar a estreita relação com NetQin Feiliu, o que inevitavelmente levanta suspeitas sobre o negócio todo inconveniente de plantar as aplicações não solicitadas em celulares antes do carregamento para a sua remoção.

Fundada em Pequim, em 2005 e financiada por empresas líderes de capital como Sequoia, Mayfield e Fidelity, NetQin oferece soluções completas para segurança em dispositivos móveis baseados em plataforma de segurança "Cloud", incluindo anti-vírus, anti-spam, proteção de privacidade e vírus com varredura on-line de serviços, iso para mais de 51 milhões de usuários no mundo. Como líder em segurança móvel, NetQin detém uma participação de mercado de 68% na China e recebeu vários prêmios do setor, incluindo a China 2009 Frost & Sullivan para a Liderança de Mercado Mobile Security.

A ampla parceria acelerou o crescimento do NetQin. A empresa é a única parceira que presta serviço anti-spam para a China Mobile e é um parceiro da China Unicom. Como um parceiro importante para a Nokia, os produtos NetQin são pré-carregados em todos os dispositivos S60 vendidos na China. NetQin trabalha estreitamente com softwares móveis da Huawei e também tem sido reconhecida como um parceiro de platina da Symbian Foundation.


 
Tudo isso certamente parece sugerir que as duas companhias estão traçando uma vez, e estrategicamente, às custas dos usuários de telefones celulares afetados.

Google tradutor

Via SymbianFreak

Postado pelo Léo Symbian às 00:57h do dia 01/04/2011

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil